quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Consolidação




O que é consolidar?
Segundo o dicionário on line Priberan, consolidar significa tornar sólido ou seguro, fortalecer, firmar. Numa igreja recebemos todos os dias várias pessoas que vêm aos cultos,às células, aos seminários, mas muitos, não se firmam. No Ministério Sara Nossa Terra temos entendido que, mais do que ganhar, devemos consolidar, ou seja, firmar realmente aquela pessoas nos caminhos de Deus.

Existem várias maneiras para se consolidar um discípulo, por isso, o site da Sara Nossa Terra quis saber dos seus internautas qual é a melhor forma perguntando em sua enquete: Qual é a melhor maneira para se consolidar um discípulo? 552 pessoas votaram e o tópico mais votado foi: Atendimento individual, com 53% dos votos, em seguida ficou o tópico Oração,com 16%.

A consolidação é um processo de crescimento da igreja. Para que as pessoas se firmem na igreja e entendam o seu real propósito de vida é preciso que outras pessoas as ajudem uma vez que estão sendo inseridas em práticas nunca antes vividas. Quantas pessoas já ouviram a Palavra de Deus, mas não estão andando em Seus caminhos? Infelizmente, várias pessoas. Todo ministério precisa entender que cuidar, dispensar uma verdadeira atenção ao novo convertido faz com que, no futuro, ele caminhe com suas próprias "pernas" firmadas no que aprenderam e vivenciaram, levando sua experiência de vida para que outros também conheçam a Deus.

Temos visto nestes anos um constante entra e sai de pessoas nas igrejas, a consolidação é uma estratégia para fazer com que estas pessoas permaneçam, ou seja, que a colheita não se perca. Fazer visitas, incentivar, fazer estudos bíblicos, "sair com a galera" e motivar são fundamentais nesse processo.

Esse trabalho deve ser um dos maiores focos da igreja uma vez que auxilia o novo convertido a reproduzir os princípios do caráter de Cristo, encaminhando essa pessoa a tornar um genuíno discípulo, consequentemente um líder que irá trabalhar em prol do Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário