quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Características do discípulo



“Então, os cordeiros te darão as vestes, os bodes, o preço do campo, e as cabras, leite em abundância para o teu alimento, para alimento da tua casa e para sustento das tuas servas”. Provérbios 27:26 e 27

Quem nos cobre com vestes são as ovelhas, que fornecem couro e lã. Não nos vestimos com peles de lobo. A ovelha representa a cobertura da vestimenta. O texto fala sobre três elementos: ovelhas, bodes e cabras. Podemos ser e ter um desses três conosco e, aliás, Jesus também tinha. A igreja está cheia desses três tipos de pessoas. São três tipos de rebanhos que Deus nos dá para o nosso crescimento, pois, apesar do trabalho que temos, cada um traz sua combinação a dar.

1- Ovelhas

“Então,os cordeiros te darão as vestes”. Provérbios 27:27


A ovelha é quem nos dá cobertura. Quando surge uma fofoca no grupo é a ovelha que defende o líder. As ovelhas são mansas por natureza, não dão cabeçadas, não brigam, não reclamam e sua arma agressiva é ficar calada, triste e distante, mostrando ao pastor que ela precisa dele porque está machucada.

2- Bodes

“os bodes, o preço do campo”.Provérbios 27:27

Um rebanho não é feito só de ovelhas, existem bodes e cabras também. A característica da ovelha é ser líder de célula, fazer discípulos. Os bodes e as cabras já são mais destemidos, não tem limites, arrebentam a cerca e quando comem arrancam a raiz. Ou seja, é preciso ter cuidado, pois se o estamos alimentando e nos descuidamos, ele toma nossa posição. Mas Deus transforma bodes e cabras em ovelhas.

Faz parte da natureza das pessoas que tem dinheiro ser agressivas. Na sociedade capitalista as pessoas que tem dinheiro tomam iniciativas e formam opinião. Muitas vezes o líder ou pastor se sente intimidado por ele, mas ao tratá-los bem eles trarão recursos. O bode trabalha, é totalmente independente.

3- Cabras

“E as cabras, leite em abundância para teu alimento, para alimento da tua casa e para sustento das tuas servas”. Provérbios 27:27


Cabras não são ovelhas. Elas têm espírito de trabalho e características para servir. Não são apropriadas para cobertura porque não tem compromisso e aliança com o líder. Enquanto a ovelha só anda pelo cheiro do pastor, conhece e obedece à sua voz e fazem aliança, as cabras vão com todo mundo, saem atrás de qualquer mover, seguem qualquer evento.

O ideal é ter os recursos do bode, a desenvoltura e servidão da cabra e o coração de ovelha. Todavia se queremos ter plenitude de resultados, não devemos mandar os bodes embora, pois estaremos perdendo recursos – alguém que pode ser a bênção mandada por Deus para nos ajudar; tampouco dispensar as cabras, mão de obra, pilastras; e apenas conservar ovelhas é cultivar predileção de pessoas, desprezando a igualdade do homem como ser humano.


Por Bispo Robson Rodovalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário